Palestras marcam a abertura do Curso de Capacitação do Projeto Gol do Brasil da CBF
Teve início nesta quarta-feira (14), no Ginásio de Esportes da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Palmas, o Curso de Capacitação do Projeto Gol do Brasil. No Estado do Tocantins o projeto terá como parceiros da CBF a Federação Tocantinense de Futebol (FTF), o clube Recreativo FlaPalmas e o Palmas Futebol e Regatas.
Nestes três primeiros dias, ocorrerá a apresentação dos módulos teóricos e práticos do curso até a próxima sexta-feira (16). Já o Festival de Futebol, ação que marcará o encerramento do Curso, ocorrerá no próximo sábado (17), a partir das 8 horas, no Estádio Nilton Santos, em Palmas, e contará com a participação de 100 crianças (entre 7 e 13 anos), residentes na Capital, Palmas.
Bruno Rosell
A abertura do curso hoje contou com a apresentação do coordenador técnico da CBF, Bruno Rosell sobre o que é o Projeto Gol do Brasil.
“Estamos iniciando hoje a etapa presencial da Licença S do Projeto Gol do Brasil para capacitar os profissionais que atuarão no dia a dia, aqui em Palmas”, comentou.
Rosell ressaltou ainda que esta é uma iniciativa da CBF, por meio do fundo do Legado da Copa do Brasil 2014, cuja ideia é implantar um projeto em cada estado, assim como está sendo feito no Tocantins.
“O processo de capacitação dos profissionais começou com a etapa online de 20 horas, que agora será completado pela etapa presencial de hoje ate sábado com transmissão de conhecimento de aulas presenciais e com a presença de grandes nomes do futebol brasileiro, e especialistas no assunto da área social e do futebol”, explicou o coordenador.
Segundo ele, o objetivo é trazer conhecimento qualificado para os profissionais poderem aplicar aqui no Tocantins durante a execução do Projeto Gol do Brasil.
Depois teve a palestra da assistente social, Thaís Toledo, que falou sobre o tema o ensino das habilidades de vida.
Já no período da tarde, a auxiliar da técnica da Seleção Brasileira Feminina, de Pia Sundhage, Bia Vaz palestrou sobre o tema: Estratégias de Desenvolvimento do Futebol Feminino a partir das habilidades de vida.
Palestras
Nesta quinta-feira (15), das 8 horas até 10 horas, o instrutor Fernando Trutys vai falar sobre a importância da família no desenvolvimento esportivo das crianças e adolescentes. Logo em seguida, após as 10 horas será a vez do instrutor Marcos Gabanini, palestrar sobre Primeiros Socorros.
Já no período da tarde, das 14 às 16 horas, será a vez de Luiza Garutti comentar sobre Diversidade e Antidiscriminação.
E fechando ciclo de palestra desta quinta-feira, das 16h30 às 18h30, o instrutor Bruno Silva vai falar sobre Planejamento, estilos de ensino e o que ensinar em cada faixa etária.
Na sexta-feira, das 8 horas às 12 horas, Bruno Silva/ Mário Ramalho vão debater sobre Aplicação Prática do Ensino das Habilidades de Vida e do Futebol.
O encerramento do curso será com a realização do Festival, no próximo sábado (17), com início às 9 horas, no Estádio Nilton Santos, e que contará com a presença do presidente da FTF, Leomar Quintanilha, membros da diretoria, alunos, pais, professores e autoridades.