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Normas e regras Estadual Sub-19 - Taça Josino Araújo Reis

07/08/2017 19h21 | Atualizado em: 09/08/2017 15h44

Campeonato Estadual de Futebol SUB 19 - Edição 2017

Tabela: http://ftf.org.br/downloads-164-documentos
Taça Josino Araújo Reis

Anexo I

Regulamento Específico

CAPÍTULO I - DA DENOMINAÇÃO, PARTICIPAÇÃO E OBJETIVO

Artigo 1º) O CAMPEONATO ESTADUAL DE FUTEBOL SUB 19, Edição 2017, será dirigido oficialmente pela Federação Tocantinense de Futebol e tem como principal objetivo despertar nos jovens o interesse pelo futebol e revelar atletas para as competições profissionais. Nesta competição poderão participar as equipes profissionais e amadoras relacionadas na tabela, a Taça receberá o nome do saudoso Josino Araújo Reis, uma justa homenagem pelo irrestrito incentivo à carreira do seu filho Wilsomar Araújo, com relevantes serviços prestados ao futebol do Tocantins.

Único – DA PARTICIPAÇÃO: as equipes praticantes de futebol profissional em atividade terão participação obrigatória nesta edição, que terá também a participação de associações amadoras.

CAPÍTULO II - DOS TÍTULOS, TROFÉUS E PREMIAÇÕES

Artigo 2º) Será oferecida a seguinte premiação:

A) Ao Campeão: Troféu e Medalhas.
B) Ao Vice Campeão: Troféu.
C) Ao Artilheiro: Medalha.
D) Ao Goleiro Menos Vazado: Medalha.
E) Ao Melhor Jogador da Competição: Medalha.
F) A equipe Campeã do Campeonato Estadual de Futebol SUB 19 / 2017, será o representante do Estado na Copa São Paulo da Categoria em 2019, caso a Federação Paulista confirme o convite.

CAPÍTULO III - DA CONDIÇÃO DE JOGO DOS ATLETAS

Artigo 3º) Cada equipe deverá inscrever no mínimo 10 (dez) atletas profissionais ou amadores, nascidos nos anos de 1998, 1999, 2000 e 2001, sendo que os mesmo só adquirem condições de jogo após estarem devidamente protocolados no Departamento de Registro da F.T.F. de 2ª a 5ª feira, das 14:00 às 18:00 horas, além de aparecer relacionado no BID da CBF. O prazo para inscrições de novos atletas encerra-se antes do início da 3ª fase.

Parágrafo 1 – Para o PRIMEIRO JOGO de cada equipe na competição, o prazo MÁXIMO para inscrição de atletas será dia 15.08.16 (terça-feira), véspera da estreia no certame. ATENÇÃO: a CBF tem até 48 horas para relacionar os atletas no BID, após o envio da documentação.

Parágrafo 2 – Em hipótese alguma será prorrogado o prazo apresentado no parágrafo 1.

Parágrafo 3 - A regularização, bem como a condição de jogo dos atletas é de responsabilidade única e exclusiva das associações.

Artigo 4º) Será OBRIGATÓRIO “Antes do início de cada partida”, ou seja, na hora de assinar a súmula, a apresentação da Carteirinha emitida pela FTF, a Cédula da Identidade e a Certidão de Nascimento “ambos original” de cada atleta. EM HIPOTESE ALGUMA será permitido outro documento, ou a apresentação de xerox, mesmo que autenticada. Atenção: Ocorrência policial não será aceita.

Artigo 5º) A equipe que utilizar ou relacionar atletas irregularmente inscrito ou sem condições legais de jogo, será penalizada conforme as sanções previstas no Artigo 214 do CBJD.

Artigo 6º) Nenhuma equipe poderá iniciar ou reiniciar uma partida com um número inferior a 07 atletas. Neste caso a equipe que não reunir condições de jogo, será considerada perdedora pelo placar de 3 a 0 em favor do seu adversário, exceto se estiver perdendo por um placar superior, neste caso prevalece o resultado do momento da paralisação.

Artigo 7°) Em cada partida as Associações poderão relacionar Até 23 atletas, 01 técnico, 01 preparador físico, 01 massagista, 01 fisioterapeuta e 01 médico, 40 minutos antes do início da partida. A NUMERAÇÃO DAS CAMISAS DOS ATLETAS FICARÁ A CRITÉRIO DAS EQUIPES.

Artigo 8º) Cada equipe poderá fazer até 07 (sete) substituições em cada partida, não sendo permitido o retorno de atletas já substituído na mesma partida.

Único – As substituições serão feitas através do representante da federação Tocantinense de Futebol, não sendo necessário a paralisar a partida para este fim.


CAPÍTULO IV - DA FORMULA DE DISPUTA

Artigo 9º) O Campeonato será disputado em 05 (cinco) fases, conforme os parágrafos constantes deste artigo.

1) Na 1ª fase as 20 (vinte) equipes serão distribuídas em 05 (cinco) grupos com 04 (quatro) equipes cada, denominados como “A”, “B”, “C”, “D” e “E”, que jogarão entre si em jogos de Ida e volta, conforme tabela (anexo II), dentro de seus respectivos grupos e somatória de pontos, classificando-se as 02 (duas) primeiras colocadas de cada grupo, totalizando 10 (dez) equipes classificadas para disputa da 2ª fase.

2) Na 2ª fase as 10 (dez) equipes, classificadas na 1ª fase, serão distribuídas em 05 (cinco) grupos de 02 (duas) equipes, conforme tabela, denominados como “F”, “G” “H”, “I” e “J”, que jogarão entre si em jogos de Ida e Volta conforme tabela (anexo II), dentro de seus respectivos grupos e somatória de pontos, classificando-se as vencedoras de cada grupo, totalizando 05 (cinco) equipes classificadas para disputa da 3ª fase.

3) Além das vencedoras de cada grupo da 2ª fase, mais uma equipe se classificará por Índice Técnico, será o que obtiver a melhor campanha na referida fase, conforme artigo 10, totalizando assim 06 (seis) equipes para disputa da 3ª fase, conforme tabela.

4) Na 3ª fase as 06 (seis) equipes, classificadas na 2ª fase, serão distribuídas em 03 (três) grupos de 02 (duas) equipes, conforme tabela, denominados como “K”, “L” e “M”, que jogarão entre si em jogos de Ida e Volta conforme tabela (anexo II), dentro de seus respectivos grupos e somatória de pontos, classificando-se as vencedoras de cada grupo, totalizando 03 (três) equipes classificadas para disputarem a 4ª fase.

5) Além das vencedoras de cada grupo da 3ª fase, mais um clube se classificará por Índice Técnico, será o que obtiver a melhor campanha na referida fase, conforme artigo 10, totalizando assim 04 (quatro) equipes para disputa da 4ª fase, “semifinais” conforme tabela.

6) Na 4ª fase “semifinais” as 04 (quatro) equipes, classificadas na 3ª fase, serão distribuídas em 02 (dois) grupos de 02 (duas) equipes, conforme tabela, denominados como “N” e “O”, que jogarão entre si em jogos de Ida e Volta conforme tabela (anexo II), dentro de seus respectivos grupos e somatória de pontos, classificando-se as vencedoras de cada grupo, totalizando 02 (duas) equipes classificadas para disputarem a 5ª fase.

7) Na 5ª fase “Final”, as equipes vencedoras na fase anterior jogarão entre si em jogos de ida e volta, dentro do grupo “P”, onde a vendedora será declarada Campeã e a perdedora vice campeã.

8) As equipes iniciarão todas as fases com zero ponto.

9) Cada vitória soma 03 pontos, empate 01 ponto, derrota zero ponto.


CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO E DESEMPATE

Artigo 10) Os critérios de desempate adotados no final da 1ª fase, no caso de empate em pontos ganhos entre duas ou mais equipes pela ordem serão os seguintes:

1) Melhor Saldo de Gols;
2) Maior Número de Vitórias;
3) Confronto Direto “apenas entre 02 (duas) equipes”;
4) Maior Número de Gols Pró;
5) Menor Número de Gols Sofridos;
6) Sorteio na sede da FTF.

Parágrafo 1 - Os critérios de desempate adotados a partir da 2ª fase no caso de empate em número pontos ganhos ao final das 02 (duas) partidas de cada fase para determinar as vencedoras de cada grupo nas diferentes fases, pela ordem serão os seguintes:

1) Melhor Saldo de Gols “dentro da fase em disputa”.
2) Cobrança de pênaltis, de acordo com os critérios adotados pela International Board.

Parágrafo 2 – O artigo 10 será utilizado para efeito de classificação por índice técnico, caso haja empate em número de pontos entre duas ou mais equipes, conforme previsto nos itens 3 e 5 do artigo 9º.


MANDO DE CAMPO

Artigo 11) O mando de campo das partidas da 1ª e 2ª fase será da equipe colocada à esquerda da tabela.

Parágrafo 1- Nas demais fases o mando de campo, da partida de volta, será sempre da equipe com Melhor Índice Técnico, ao longo de toda competição, obedecendo os critérios estabelecido no artigo 10.

Parágrafo 2 - Em todas as partidas a Associação mandante deverá utilizar seu uniforme nº 1, caso haja coincidência de uniformes, "salvo acôrdo" entre as Associações, a mandante deverá trocar de uniforme.

Parágrafo 3 - A Associação que tiver o mando de campo, deverá manter no local da partida 02 (duas) bolas oficiais de marca tradicional no meio esportivo, 04 (quatro) gandulas especialmente treinados para a reposição de bola, 02 (dois) maqueiros, além de providenciar com antecedência a marcação do campo, colocação das redes, banco de reservas, mesa com cadeira para o representante da FTF, policiamento e etc.


CAPÍTULO V - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Artigo 12) Todas as despesas com o representante e arbitragem, ou seja, taxas, transportes, alimentação, estádias, serão de responsabilidades das Associações mandantes das partidas.

Artigo 13) O não pagamento ”em espécie” das despesas com arbitragem, imediatamente após a realização das partidas, sujeitarão a Associação que tem o mando de campo ao afastamento imediato da competição, através de medida administrativa do Departamento Técnico da FTF.

Artigo 14) Os casos de indisciplinas serão processados e julgados pelas Comissões Disciplinares do Tribunal de Justiça Desportiva de acordo com o CBJD.

Artigo 15) O prazo de tolerância em caso de atraso será de no máximo 15 (quinze) minutos.

Artigo 16) As partidas serão disputadas em 02 (dois) tempos de 45 minutos cada tempo, com 15 minutos de intervalo.

Artigo 17) Caso uma ou mais associação, abandone ou seja excluída, antes ou durante a competição, registra-se o placar de 3 a 0 para seus adversários que já o enfrentaram, e para os adversários que por ventura iriam enfrentar posteriormente.

Artigo 18) No caso de abandono ou exclusão de alguma associação, antes do início da competição a mesma ficará, juntamente com a categoria principal, impedida de participar dos eventos promovidos pela F.T.F. pelo período de 02 (dois) anos, caso a desistência for após o início da competição, a mesma ficará impedida de participar dos eventos pelo período de 03 (três) anos consecutivos, além de pagamento de uma multa no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais).

Artigo 19) As Associações que derem origem para atraso no início ou reinicio das partidas, serão penalizadas de acôrdo com o Artigo 206 do CBJD.

Artigo 20) Os árbitros não deverão iniciar ou prosseguir uma partida se não for oferecida a segurança necessária para o trio, representantes e atletas.

Artigo 21) O atleta que receber 03 (três) cartões amarelo ou 01 (um) vermelho, cumprirá suspensão automática de 01 (uma) partida, independentemente do julgamento que será feito pela Comissão Disciplinar, conforme artigo 14.

Artigo 22) Estas Normas fazem parte do Regulamento Geral das competições promovidas pela FTF.

Artigo 23) Os casos omissos ou que venham a gerar dúvidas, serão resolvidos pelo Departamento Técnico da FTF.
Palmas, 07 de agosto de 2017.




Leomar Quintanilha
Presidente FTF

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