Notícias

Vídeoconferência da CBF com FTF, Palmas FR e FlaPalmas trata da implantação do Projeto Gol do Brasil

10/08/2022 15h12 | Atualizado em: 10/08/2022 16h12

José Wilson Soares (FTF), Luiz Eduardo Pezão (FlaPalmas), Suely Alves e Roberto Burns (Palmas FR) durante a videoconferência da CBF - Fotos: Reinaldo Cisterna/FTF


Vídeoconferência da CBF com FTF, Palmas FR e
FlaPalmas trata da implantação do Projeto Gol do Brasil

 

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizou uma videoconferência, na tarde da última terça-feira (9), com os representantes da Federação Tocantinense de Futebol (FTF), FlaPalmas e Palmas Futebol e Regatas. O objetivo da reunião foi tratar da questão da implantação em Palmas do Projeto Gol do Brasil, e a definição do calendário das atividades, pois os clubes já assinaram os contratos com a CBF e FTF.

O Projeto Gol do Brasil disponibilizará 240 vagas, que serão divididas pelas duas equipes selecionadas, sendo que cada uma terá 120 (FlaPalmas e Palmas Futebol e Regatas). E o início das aulas está previsto para o dia 10 de outubro.

Faixa etária
Este projeto contempla crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos de idade, com o objetivo de oferecer aulas de futebol, cidadania, respeito às diferenças e responsabilidade social utilizando o esporte para contribuir na formação de meninos e meninas. O objetivo é usar o futebol para contribuir na formação integral de cidadãos.

Chancela da ONU
O Projeto Gol do Brasil desde 2020, conta com a chancela de cooperação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Além das crianças e dos adolescentes atendidos, o Gol do Brasil também visa à formação de professores capacitados para trabalhar com essa faixa etária. Todos os instrutores terão que ser moradores das cidades onde acontecem as aulas.

O Projeto Gol do Brasil é financiado pelo Fundo de Legado da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, pela CBF e por administrações municipais.


Videoconferência
Do Rio de Janeiro, os representantes da CBF, Bruno Abrahão Rosell, Elane Silva e Leandro Assumpção
 trataram da implantação do projeto e tiraram dúvidas dos representantes que participaram em Palmas da reunião como o Superintendente da FTF, José Wilson Soares e o Diretor de Competições, da FTF, Gasparino Bezerra, os representantes dos clubes selecionados para tocar o projeto, FlaPalmas, Luiz Eduardo Catapan (Pezão), Suely Divina Alves Teixeira e Roberto Madureira Burns, representando o Palmas Futebol e Regatas.

Para o Flapalmas é muito importante uma parceria dessa magnitude, entre o clube e maior entidade do futebol, a CBF.
“O Projeto Gol do Brasil vem para agregar o trabalho que é realizado pelo clube, que vai aumentar o número de crianças e jovens atendidos, com a metodologia da CBF, e para nós é muito importante também ter nossos profissionais capacitados com as licenças da CBF, e uma atualização e capacitação importante pra desenvolvimento do futebol aqui no Tocantins”, ressaltou Pezão afirmando ainda que esses profissionais vão se desenvolver e cada vez mais crianças aparecerão, pois isso representa uma semente plantada que irá gerar muitos frutos.


A diretora da Associação Palmas Jovem, que esteve representando o Palmas Futebol e Regatas, Suely Alves, disse que é importante, primeiramente, por auxiliar o processo de desenvolvimento físico, social e cognitivo, e a inclusão com ênfase no futebol como ferramenta transformadora de mais de duas centenas de jovens na região.
“E, claro, com a parceria de instituições reconhecidas e responsáveis como CBF e FTF, temos a segurança de desenvolver um trabalho sério e dedicado para os jovens da cidade” comentou a diretora.

Projeto
O Gol do Brasil é uma das principais iniciativas da CBF Social que se utiliza do futebol para ensinar as dez habilidades de vida estabelecidas pela ONU, autoconhecimento, relacionamento interpessoal, pensamento crítico, pensamento criativo, empatia, resolução de problemas, tomada de decisão, lidar com os sentimentos e o estresse, e comunicação eficaz.



 

Comentar

  • Nome: *
  • E-mail: *
  • Website/blog: (ex: http://www.seublog.com.br)
  • Mensagem: *
  •  

Comentários ()

  • Nenhum comentário publicado.