Notícias

Tarcísio Matos e Marcos Mateus são indicados pela FTF para o Curso de Renovação Arbitragem Brasileira

28/10/2021 15h57 | Atualizado em: 28/10/2021 17h21


Tarcísio Mastos e Marcos Mateus são indicados pela FTF para o Curso de Renovação Arbitragem Brasileira



Os árbitros Tarcísio Nascimento Matos e Marcos Mateus de Sousa foram indicados pela Federação Tocantinense de Futebol (FTF), por meio da Comissão Estadual de Arbitragem (CEAF) para o Curso do Projeto Renovação Arbitragem Brasileira (PRAB). A data ainda não foi definida, mas o local deve ser a cidade de Águas de Lindóia (SP), no Resort Oscar Inn).  As turmas que farão o curso serão nestas datas: Turma 07: de 16 a 25 de novembro. Turma 08: de 25 de novembro a 4 de dezembro.  

De acordo com a CBF, após se destacarem em seus respectivos Estados, os árbitros e assistentes participantes são indicados pelas Comissões de Arbitragem. Durante o curso, os árbitros participam de palestras, orientações, análise de vídeos, trabalhos em equipe e testes físicos e práticos.

Integrantes

Tarcísio Nascimento Matos integra o quadro estadual de arbitargem desde 2018, mesmo ano de Marcos Mateus de Sousa, que iniciou sua caminhada em 2018. De lá para cá ambos vem se destacando e agora ganharam esta oportubnidade de representar a arbitragem no curso da CBF.



Adriano de Carvalho

Para o presidente da CEAF, Adriano de Carvalho, o PRAB foi instituído para árbitros promissores de cada federação do Brasil e indicou dois árbitros do seu quadro para participar deste período de treinamento, que deverá acontecer em Águas de Lindóia (SP).
“Será um período de treinamento em que esses árbitros serão submetidos ao maior rigor possível, quanto a informações sobre regras do jogo e sua aplicação.
Também receberão treinamento específico para o VAR”, explicou o presidente. 

Ele ressalta ainda, que esses árbitros foram selecionados, com base no potencial e idade para o futuro na arbitragem brasileira. “Esperança do Tocantins e colocar cada vez mais árbitros de qualidade no cenário nacional”, finalizou.
 

Tarcísio Matos

O árbitro conta que entrou para arbitragem no segundo semestre de 2014 (nunca tinha pego em um apito), mas devido a profissão de professor de educação física sempre gostou do assunto e tinha curiosidade pela arbitragem. “Minha estreia no quadro estadual foi na competição do Estadual Amador do mesmo ano. E nos momentos vagos vinha atuando nas competições amadoras de Palmas”, explicou ele.

O árbitro lembra ainda que em 2015 foi indicado a sua primeira final no Campeonato Municipal de Palmas, coordenado pela LEIPA (Liga Amadora de Palmas) e assim começou a ser mais conhecido no futebol palmense seguindo a carreira no ano de 2018. Lembra ainda que foi foi indicado ao quadro de aspirantes da CBF, em 2019. E com a aprovação nas avaliações obrigatórias passou a fazer parte do quadro nacional do Tocantins.

Indicação

Sobre a indicação ao PRAB, diz ele que foi recebido com alegria e euforia, mas sabendo da responsabilidade que foi depositada nele e espera muito suprir essas espectativas. Tarcísio Matos diz que tem uma uma frase que sua mãe sempre lhe disse e leva para todas as esferas da sua vida: “nunca queira apenas ser o primeiro, queira sim ser sempre as pessoas que estão em constante evolução progressiva, pois assim, o topo será consequência e não surpresa" destacou o árbitro.

Perfil
Nome:
Tarcísio Nascimento Matos
Apelido: Não possuo
Onde nasceu: Tocantinópolis (TO)
Data de nascimento:22/12/1986
Idade: 35 anos
Quando começou a apitar: 2014
Se inspira em quem: Raphael Claus
Onde pretende chegar na arbitragem: Costumo dizer que essa expressão "PRETENDE CHEGAR" é relativa pois sempre vivemos em evolução... Espero apenas sempre estar em constante evolução progressiva.


Marcos Mateus

Já o árbitro Marcos Mateus disse que desde muito novo via seus tios Jota Pará (ex-árbitro amador em Conceição do Araguaia-PA) e seu primo Antônio Braz (ex-árbitro profissional nas Federações Amapaense, Goiana e Tocantinense) falando sobre Arbitragem, aquela época, o acesso aos livros de regras eram bem difíceis, e os dois tinham o livro e comentavam sobre as regras do jogo, o que o deixava bastante curioso, porque toda criança quer ser jogador de futebol e não árbitro de futebol, mesmo assim arbitragem chamava muito sua atenção.

Marcos Mateus conta que ao chegar na Capital, em meados de 2011, ao ser contratado pela AABB Palmas, por meio dos presidentes Pedro Carvalho e Luís Benvindo, começou a participar de torneios, às vezes como mesário, outras como responsável técnico de competições, daí analisava algumas tomadas de decisões dos árbitros e ficava pensando "posso fazer bem melhor" dizia ele.

A prova

Lembra Mateus, que um belo dia, o árbitro principal não apareceu para o jogo, e ele foi lá se aventurar no apito. Moral da história, todos gostaram da sua forma de apitar e está trabalhando até hoje.

Convite

O árbitro destaca que ao surgir o convite da escola de árbitros da FTF, não pensou duas vezes, pois sabia que precisava se aprofundar ainda mais, e desta forma, aprendeu muito com os instrutores Marcelo Rossetto, Alfredo Sosa e atual presidente CEAF/TO Adriano de Carvalho. Neste mesmo período ingressou no quadro FTF, em 2018, juntamente com os estágios da escola.

Em 2019, atuou pela primeira vez pelos profissionais no quadro FTF, desde então continua firme e, com muita humildade, aguardando o momento certo e com muito respeito aos colegas, além de muito estudo e treinamentos.
“Quando recebi a informação que participaria do PRAB e consequentemente ser indicado ao quadro SENAF, ficamos muito felizes, família e amigos. Um dos sonhos está se tornando realidade e ao mesmo tempo a responsabilidade que aumenta, em representar o Estado do Tocantins” comemorou Mateus, que fez questão de agradecer os colegas do quadro estadual, que segundo ele, sem eles, não teria conseguido ir além nesta jornada. Marcos Mateus é Educador Físico Licenciado e Bacharel, além de Coordenador Esportivo e Empresário.




Perfil
Nome:
Marcos Mateus de Sousa
Apelido: Marcos Mateus
Natural: Nova Lima (MG)
Data de nascimento: 13/07/1991
Idade: 30 anos
Se inspira em quem:
Héber Roberto Lopes
Fábio Pereira
Alisson Sidnei Furtado
Edilson Frazão
 

Comentar

  • Nome: *
  • E-mail: *
  • Website/blog: (ex: http://www.seublog.com.br)
  • Mensagem: *
  •  

Comentários ()

  • Nenhum comentário publicado.