Notícias

Capacitação da arbitragem tocantinense continua nesta segunda, 15

15/02/2021 13h32 | Atualizado em: 15/02/2021 15h07

Árbitros e árbitros assistentes bem fisicamente e atualizados com as regras de jogo para que possam desempenhar atuações de qualidade nos campeonatos do Tocantins deste ano e competições de nível nacional. Foi com este objetivo que a Federação Tocantinense de Futebol (FTF), por meio da Comissão Estadual de Arbitragem (Ceaf/TO) deu início ao planejamento da temporada de arbitragem de 2021, abrindo o calendário de atividades com a pré-temporada no início de fevereiro em Augustinópolis, região Norte do Estado, com a participação de 35 pessoas.

E no último final de semana começou na região Central em Palmas. Além de árbitros e árbitros assistentes, participam da capacitação os representantes técnicos. A pré-temporada da arbitragem dividida nas duas centrais abordou temas como ‘Alteração das regras de jogo’, ‘Entradas e Disputas’,‘Faltas táticas’, 'Uso ilegal dos Braços e Mãos', 'Leitura e Posicionamentos', dentre outros, que serão aplicados nas competições ao longo deste ano.

O curso segue em Palmas, com 73 participantes, sendo que nesta segunda e terça, 15 e 16, respectivamente, será o momento de colocar em prática os ensinamentos com as aplicações das avaliações teóricas e físicas. A Comissão Estadual realiza o evento de encerramento da pré-temporada, com reunião  dos árbitros habilitados para o tocantinense e competições de nível nacional. “A pré-temporada busca o crescimento do árbitro como um todo. Estamos trabalhando o profissional tecnicamente, fisicamente, e principalmente mentalmente para todas as decisões dentro do campo de jogo",  disse o presidente da Ceaf/TO, Adriano de Carvalho, ressaltando que ajustes também são observados como postura, sinalização e decisões em situações de estresse, buscando a  intensidade na parte física para tomadas de decisões em lances capitais.

Segundo ele, este ano a arbitragem tocantinense obteve resultados excelentes, com os oficiais empenhados em fazer o melhor nos treinamentos e competições.


As aulas práticas estão sendo realizadas no campo de futebol da AABB. A coordenação das atividades está sendo realizada por Adriano de Carvalho, presidente da Comissão de Arbitragem do Tocantins e o teste físico será na terça-feira, 16, na pista de atletismo da Universidade Federal do Tocantins, conduzido pelo professor Alfredo Sosa Zamora e como fiscais três professores de Educação Física da Secretaria de Educação, Juventude e Esportes do Tocantins (Seduc). O evento conta os seguintes parceiros: UFT Palmas, Seduc, Sesi, AABB e o patrocínio da Oral Unic Implantes.

Dentro da programação estão atividades virtuais com a psicóloga da Federacão de Futebol do Piauí, Dra Diana Carvalho.

 

Comentar

  • Nome: *
  • E-mail: *
  • Website/blog: (ex: http://www.seublog.com.br)
  • Mensagem: *
  •  

Comentários ()

  • Nenhum comentário publicado.