Notícias

FTF diploma novos árbitros nesta quinta-feira, 10

08/12/2020 16h06 | Atualizado em: 08/12/2020 16h31

Divulgação
Presidente da Ceaf (TO) Adriano Carvalho (e) e Leomar Quintanilha (d)
Presidente da Ceaf (TO) Adriano Carvalho (e) e Leomar Quintanilha (d)


Novos árbitros serão diplomados pela Federação Tocantinense de Futebol (FTF), por meio da Escola de Arbitragem Doutor Edson de Resende de Oliveira, nesta quinta-feira, 10, em Palmas. De acordo com as resoluções da Escola Nacional de Arbitragem do Futebol (Enaf) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), receberão o diploma 21 novos árbitros, sendo duas mulheres, que já estarão relacionados na lista da Comissão Estadual de Arbitragem do Tocantins (CEAF-TO), e que devem começar a atuar já na próxima temporada, 2021.

O evento acontecerá no restaurante Cabana do Lago, às 19 horas, obedecendo todas as normas sanitárias de prevenção e combate ao novo coronavírus (Covid-19), com as pessoas usando máscaras e  em razão da pandemia, será restrito aos formandos.

Para o presidente da FTF, Leomar Quintanilha, cada aluno formado passa a ter um compromisso, que é legitimar o resultado dentro de campo, tendo a consciência de que fez o seu melhor. “As decisões dos árbitros são passíveis de erros, mas todos devem trabalhar o máximo para minimizá-los. O árbitro não é o ator principal de uma partida, mas é seu condutor e deve sempre se comportar como grande autoridade em campo cumprindo a regra do jogo", destacou ele.

Quintanilha lembrou da formação de duas mulheres na arbitragem tocantinense e destacou que o universo feminino da arbitragem vem crescendo nos últimos anos. “A primeira vitória de do formando não começa na conclusão do curso, mas no dia em que decidiram se inscrever para participar do curso. Isso mostra que cada um pretende trilhar um caminho vitorioso representando a arbitragem tocantinense”, ressaltou.

De acordo com o presidente da Comissão Estadual de Arbitragem (Ceaf/TO), Adriano Carvalho, serão diplomados 20 oficiais, que estarão aptos a atuarem nas competições patrocinadas e organizadas pela Federação Tocantinense de Futebol. “E temos o prazer de ter formado nessa turma duas oficiais, mostrando que as mulheres estão crescendo nessa área, mesmo eu o número ainda seja pequeno”.

Segundo ele, empenho e seriedade não faltaram em nenhum momento a cada um. A Ceaf (TO) estará sempre orientando a todos para seguir o melhor caminho na vida, sendo que a arbitragem tocantinense ganha 20 novos profissionais que estão se lapidando para servir o futebol”, comentou ele.

O Curso de Formação de Árbitros tem como objetivo abordar os aspectos mais relevantes da lei da arbitragem nacional e internacional, além de orientar o aluno a como atuar na jurisdição arbitral. O curso além de teórico possui um viés prático, fruto da experiência acumulada em anos de atividade arbitral. “Esta turma que se forma agora vem suprir as necessidades regionais e locais, qualificando a arbitragem tocantinense e melhorando o nível dela, disse o diretor da Escola Marcelo Rosseto, lembrando que paraninfo da turma é Edilson Frasão, ex- assistente CBF/FTF e analista de arbitragem.

Em setembro, deste ano, a cidade de Tocantinópolis viveu um momento único, com a diplomação da primeira turma de árbitros da região

 

Comentar

  • Nome: *
  • E-mail: *
  • Website/blog: (ex: http://www.seublog.com.br)
  • Mensagem: *
  •  

Comentários ()

  • Nenhum comentário publicado.