Notícias

Decisão pelo título do Sub-19 começa neste sábado, 3

01/11/2018 14h58 | Atualizado em: 01/11/2018 15h04



Inicia neste sábado, 3, a disputa das equipes Palmas e Capital pelo título do Campeonato Estadual Sub-19 - Taça Martiliano Avelino Dias 'Martins da Garapa'. O primeiro jogo da final será neste sábado 3, às 16 horas, no CT do Palmas, e os dois times entram em campo em pé de igualdade, e ao término da segunda partida, que acontecerá dia 7 de novembro, se houver empate em número pontos e saldo de gols, a decisão do título e da vaga será conhecida nos pênaltis. O campeão garante vaga para a Copa SP de Juniores 2020.

Confrontos
O Capital chega pela quarta vez à decisão e foi campeão nas três (2012/2016/2017). Já o Tricolor chega pela nona vez à final. Foi campeão nos anos de (2001, 2002, 2014) e cinco vezes vice-campeão (2005, 2008, 2010, 2011, 2013). As duas equipes já se enfrentaram quatro vezes nas fases anteriores do campeonato e o Capital venceu três e o Tricolor uma.

Homenagem
Este ano a Federação Tocantinense de Futebol (FTF) denominou o Estadual Sub-19 de Taça Martiliano Avelino Dias “Martins da Garapa”, uma justa homenagem pelo irrestrito incentivo à carreira do seu filho Rogério Rodrigues, o “RR 10”, com relevantes serviços prestados ao futebol do Tocantins

Martiliano Avelino Dias nasceu em 31 de julho de 1960, natural de Monte do Carmo do Tocantins, foi criado por sua mãe dona Germana Avelino Dias, família simples que tinha grande dificuldade para estudar e andava a pé cerca de 3 km todos os dias para estudar em Monte do Carmo. Cursou até o segundo ano de contabilidade, que hoje é o equivalente ao Ensino Médio. Sempre se pautou pela honestidade e verdade em seus compromissos.
Aos 19 anos se casou com Gercilia Pereira Rodrigues Dias, sua única esposa em toda a vida. Viveram 38 anos juntos. Criou seus cinco filhos sendo três mulheres e dois homens, sempre trabalhando na roça, plantando e colhendo. Foi candidato a vereador em Monte do Carmo por três vezes, mas não conseguiu se eleger em nenhuma ocasião.
Martiliano, que era conhecido como Martins da Garapa, morava no assentamento Santo Antônio há mais de 30 anos. Sempre trabalhou com plantações de hortaliças e verduras. A outra maneira de sobreviver era fabricando farinha para vender.
Desde 1985, todos os domingos seu Martins da Garapa estava na feira de Porto Nacional vendendo o que produzia durante a semana. Ele tinha uma rotina de acordar 2 horas da madrugada de domingo para ir à cidade.
Desportista, Martins era apaixonando pelo futebol e na sua chácara tem um campo de futebol. Ele sempre lutou e incentivou a prática esportiva para o seus filhos e amigos nos finais de tarde e nos finais de semana.
Os últimos anos da vida de Martins da Garapa foram de uma rotina com muitas alegrias ao lado da esposa, dos filhos e dos 10 netos. Tudo que produzia na chácara era o ganha pão para sobreviver ao lado da esposa. Durante toda sua vida, Martins da Garapa nunca se envolveu em confusão e nunca respondeu por um processo criminal. Uma rotina em pleno século XXI que chamava atenção de todos que o conheciam pela sua determinação e raça no dia a dia, acordando de madrugada e trabalhando o dia todo no sol quente para não deixar faltar o pão na mesa de casa e cumprir com os compromissos.
Martins deixou plantações de mandioca, milho, melancia e dentre outras plantações de verduras como maxixi, giló, quiabo, pimenta e outros, além de uma pequena criação de galinhas. Mas, acima de tudo, deixou também um legado de muito trabalho e honestidade.
Um dia antes da sua morte, meu pai em mais um final de semana havia trabalhando o sábado todo no sol para colher as verduras e no domingo, no dia do crime, domingo 29 de Abril de 2018, acordou de madrugada para mais um domingo de trabalho na feira de Porto Nacional.


Finais
Jogo de ida – dia 3 de novembro (sábado)
16h00 – Palmas x Capital/Flapalmas –
Local: CT do Palmas (Arse 102)
Jogo de volta – dia 7 de novembro (quarta-feira)
15h30 – Capital/Flapalmas x Palmas
Local: Estádio Nilton Santos
 

Comentar

  • Nome: *
  • E-mail: *
  • Website/blog: (ex: http://www.seublog.com.br)
  • Mensagem: *
  •  

Comentários ()

  • Nenhum comentário publicado.